quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Onde mora Gentileza?

"Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza, a palavra no muro, ficou coberta de tinta. Só ficou no muro, tristeza e tinta fresca... Nós que passamos apressados, pelas ruas da cidade, merecemos ler as letras e as palavras de Gentileza..."

Lembro de uma época que era tão bonito ouvir palavras como "por favor",  "bom dia ou boa noite", "obrigado", "me desculpe". Palavras tão bonitas que antigamente escutávamos com bem mais frequencia . E mágicas também, pois abrem portas para o mundo, principalmente quando ditas de forma sincera e espontânea.
Hoje estas palavras de gentileza parecem mais um produto do mundo moderno e plastificado, elas soam como falsas (quando são pronunciadas). Saem sem a menor espontaneidade. O homem pede-se desculpas da "boca pra fora", o "bom dia" e o "boa tarde" são ditos no piloto automático. Infelizmente a gentileza virou quase uma técnica robótica, ao invés de um requisito e valor essencial da convivência entre os homens.
Vejo que as relações humanas, em alguns casos, tornaram-se um fruto do mercado. O outro é tido como um mero produto, que possivelmente serve de ponte para o interesse pessoal ou profissional e logo depois é jogado fora, descartado como um simples copo de plástico usado e sujo.
Quer ser gentil ao próximo? Então não estacione o seu carro em local "proibido estacionar" ou marcada para deficientes e idosos; não fure uma fila do banco; nem seja grosso com o garçom porque este errou um pedido num bar; dê prioridade nos ônibus aos idosos, não fique sentado como se não enxergasse sua presença; reconheça que errou e saiba perdoar quando o outro errar com você. Todos os conceitos de uma boa educação foram passados pela nossa família e escolas, mas elas poderiam se transformar em uma ação real e prática se fossem expressas em forma de gentileza e respeito.
Quantas vezes já ouvi a expressão "Ama o teu próximo como a ti mesmo", e sei que esta é uma frase repetida com veemência na maioria das religiões. E quem faz isto no dia-a-dia de verdade? Fácil falar, difícil é praticar. Entendo que a inversão de valores se dá quando perdemos o respeito ao outro, e passamos a tratá-lo como uma "coisa", e não como um ser humano. Conhece a Lei do Ouro? Uma das normas morais mais importantes que surgiram na história da humanidade. Ela surge em diferentes épocas e culturas, e tem uma abordagem de fazer o bem, ou mesmo, de evitar o mal. Todas, contudo, têm o mesmo objetivo: preservar a dignidade da pessoa humana. Então se gostamos de ser tratados de forma gentil, é preciso que antes tratemos as pessoas com o devido respeito e gentileza.
Aprendi (e continuo aprendendo) com tantos episódios nesta minha jornada de 29 anos que gentileza se dá, mas que também se deve ser exigida. Isso mesmo! Quando aceitamos a grosseria e falta de educação de alguém, a sua ausência de retorno, o silêncio, as desculpas esfarrapadas e sem sentido, somos culpados e perdemos a gentileza com nós mesmos.
Infelizmente nos deparamos com a falta gentileza em casa, no trabalho, na igreja, no bairro que moramos, na universidade, no trânsito, em todo e qualquer lugar. O homem se torno um ser mecânico e racional. Ele esqueceu que nossas casas eram ninhos para aconchegar e proteger-nos; o nosso trabalho se tornou um local tão competitivo e cruel que muitos esquecem que lá não é apenas um lugar de ganhar dinheiro, mas de aprender a conviver.
A gentileza tornou-se apenas uma palavra bonita e doce de ouvir. Ela está escondida em algum lugar, que , confesso, procuro todos os dias.

"...Por isso eu pergunto à você no mundo, se é mais inteligente o livro ou a sabedoria. O mundo é uma escola, a vida é o circo, amor palavra que liberta, já dizia o profeta..."

Bom dia! Obrigado pela leitura.


2 comentários:

  1. Ola Kermerson

    Você como sempre colocando em palavras o que muitos de nós sentimos...gentileza é tudo! eu sempre agi com gentileza, ou seja, mais do que a boa educação, mas nunca pensei em exigi-la.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo!

    Você é um grande exemplo de gentileza!!!
    Parabéns pelo texto!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir