sábado, 11 de setembro de 2010

Quando o ruim é bom

Eu conheço pessoas que não gostam de comunicar notícias ruins aos outros. Quando é preciso comunicar uma notícia triste, essas pessoas preferem apresentá-las de uma maneira positiva, como se fosse uma boa notícia, acobertar os fatos, distorcer os acontecimentos, esconder detalhes.
Essa é uma atitude ruim por duas razões: é desonesto e ineficaz. É estúpido acreditar que as pessoas são estúpidas o bastante para pensar que notícias ruins são boas.
Talvez essa estratégia funcione no mundo da politicagem de corredor de escritório, mas no mundo dos seres humanos, no mundo do empreendedorismo, esse tipo de atitude não funciona. 

Diga a verdade, sempre! O mais rápido possível. Para todos que precisam saber.
Não fique achando que tudo pode melhorar daqui a 30 dias. Se algo não está bem hoje, não se engane, levante a bandeira vermelha hoje, e não daqui a 30 dias.
As pessoas que te cercam precisam saber que você é um ser humano honesto e confiável, que diz a verdade, seja ela boa ou ruim. E que você vai fazer o que você diz que vai fazer, e será honesto sobre as coisas que você não é capaz de fazer.
Quando uma notícia ruim aparecer a sua frente, diga às pessoas que precisam saber.
Diga imediatamente e por inteiro. Não esconda nada e olho no olho. Dê às pessoas opções para escolher e confie nelas para que elas possam confiar em você.

Seja sempre direto, franco e honesto. Algumas dicas:

1. Prepare a pessoa para receber a notícia, "Eu tenho más notícias, e será bastante frustrante para você".
2. Diga o que aconteceu, "Nós não seremos capazes de entregar…"
3. Diga porque aconteceu, não dê desculpas, simplesmente demonstre o que causou o problema, "Os nossos sistemas pifaram, e dezenas de pedidos desapareceram..."
4. Diga que você entende o impacto do problema, "Eu entendo que as coisas vão ficar difíceis para todos nós".
5. Diga que você irá tomar todos os cuidados para que o problema não se repita, "Nós mudamos a maneira de gerenciar o sistema, o problema não vai acontecer no futuro".
6. Dê a solução, "Sinto muito pelo que aconteceu, para assegurar que você irá receber o pedido...."
7. Peça pelo suporte das pessoas, "Posso contar com você nesses momentos de dificuldade...". Não peça desculpas novamente, pode ferir a sua credibilidade.

É sempre bom comunicar as notícias ruins como elas são: ruins. É honesto, é legal, é íntegro.


Kermerson Dias

Um comentário:

  1. Não tem nada pior do que uma pessoa enrolar pra dar uma noticia ruim. Verdade sempre!

    ótimo texto keson, continue firme e forte, seu blog vai longe *-*

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