sábado, 11 de setembro de 2010

Cresça com seus inimigos


Você tem inimigos? Aquele colega que adora puxar o seu tapete ou sair pelos cantos da empresa falando sobre você? Se nunca teve acredite que um dia terá!
É verdade que ninguém deseja ter um inimigo na sua cola, mas como diz um ditado popular: "É melhor um inimigo sábio do que um amigo tolo". Eles - seus inimigos - não existem por um simples acaso, então o segredo é aproveitar esta experiência e torná-la um aprendizado constante.
Em muitas ocasiões aprendemos mais com um bom inimigo do que com alguns amigos, pois estes últimos perdoam e nos poupam de nossas falhas e fraquezas. A gestão de conflitos é uma etapa importante no crescimento, tanto profissional quanto pessoal, e administrar esta experiência nos fortalece e nos prepara para o mercado acirrado e competitivo. Encare o problema, tire proveito de tudo, seja das coisas boas ou das ruins e lembre-se que as adversidades também ensinam, fortalecem e mostram novas oportunidades.
O mercado de trabalho não quer que seus profissionais pareçam com aqueles cachorrinhos de decoração que balançam as cabeças quando movimentados. Logo, a concorrência no ambiente de trabalho, até certo ponto, é positiva pois não deixa que as pessoas caiam na mesmice, estimula as novas idéias e até mesmo gera competição entre os setores e equipes. O problema está quando a ética, honestidade e os valores são atropelados pela ambição. Neste ponto o jogo se torna arriscado e perigoso, o ambiente torna-se um local nocivo e pouco saudável.
Mas também não caia no papel de inimigo. Se por algum momento deslizar e perceber que entrou neste jogo pare e pense: O que me incomoda tanto neste meu colega? Será que ele tem uma qualidade que falta em mim? Por que não sou admirado na minha equipe? Por que meu gestor não confia em meu trabalho e não delega desafios? O problema nem sempre está nos outros.
Diz um sábio provérbio que: "Use a mão de seu inimigo para pegar uma serpente". É assim que devemos agir com nossos inimigos. Aprender que se canalizarmos de forma proveitosa estes sentimentos negativos podemos ter muitos ganhos. Evitá-los não é a melhor tática, pelo contrário, observar e conhecer nossos inimigos, é garantir que estamos nos conhecendo melhor.
Pode parecer difícil ou até impossível mas que tal superar uma inimizade no ambiente de trabalho? O resultado desta conquista pode resultar em vários ganhos, inclusive de uma amizade verdadeira ou até de um aliado importante em seu trabalho.
Agarre a experiência de conviver com os seus inimigos, aprenda a jogar com eles, a negociar e driblar as situações, sejam fáceis ou não. Isso é mais fácil do quê de simplesmente evitá-los. Quem ganha, no final das contas, é você.

Kermerson Dias 


2 comentários:

  1. Olá Kemerson...

    Em tão pouco tempo de Blog e quantos textos de qualidade!!! Parabéns!!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kemerson

    Sou Amanda, estou no recanvansing da loja 49, este trabalho é de apenas dois meses, mas valeu muito a pena. Lá conheci a Dani, um mimo de pessoa e agora soube de mais um super profissional que esta rede tem, você. Amei seus textos, espero que tenhamos a chance de nos encontrar.

    Abraços

    ResponderExcluir