sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Como é difícil dizer um não

Todos nós somos donos de pontos fortes e pontos de melhorias. Reconhecer o que é necessário mudar ou minimizar é um esforço que exige bastante de cada um de nós. Uma dificuldade que encontrei em mim e assumi é a de dizer um "não".
Busquei respostas para explicar este comportamento que me persegue e a tantas outras pessoas. Acredito que esta nossa dificuldade vai desde o medo de parecermos pessoas egoístas, inacessíveis e intransigentes ou até mesmo de sermos rejeitados pelo grupo que convivemos. Com isso deixamo-nos sobrecarregar por sentirmos incapazes de dar um bom motivo para alguma recusa.
Tanto em nossa vida pessoal quanto profissional é preciso aprender a dizer não. Muitas vezes, ao dizer não para alguém, estamos dizendo sim para nós mesmos e, dessa forma, evitando um estresse emocional ou algum outro problema em nossas vidas. Mas depois de muito "apanharmos" começamos a aprender que ser uma pessoa disponível e prestativa para fazer um favor a alguém é algo bem diferente de se deixar explorar. E todos nós sabemos que há pessoas que sabem ser excessivamente insistentes, não é?
O sim e o não são conceitos interligados e presentes em nossas vidas. Percebemos que um depende do outro, que um ajuda ou prejudica o outro. Em muitas situações, preferimos dizer sim apenas por medo de que, se não fizermos o que é pedido, não seremos mais aceitos ou bem quistos. Mas ganhar uma nova idade nos traz amadurecimento e muitas lições, logo passei a aprender que um firme, mas delicado não logo de início, dá chance para que a outra pessoa encontre outra alternativa e será melhor para todos já que evita constrangimentos e estresse de ambas as partes. 

Já errei muito pela falta de um "não" em algums ocasiões importantes: me comprometi fazer o que não foi possível realizar ; prometi ir a algum lugar e não fui; já fui a lugares que não estava interessado; já fui a shows ou filmes que não curtia; até já comi o que não gostava.
Meus erros contribuíram para aprender, mudar e crescer. Neste processo contei também com ajuda de grandes colegas de trabalho e amigos, sempre dipostos e empenhados para o meu desenvolvimento.
É fácil? Algumas vezes sim outras não, mas impossível nunca! Fui aprendendo que ao invés de calar e sucumbir à pressão da outra pessoa posso, ao dizer um não, contribuir para que esta tome consciência da dimensão de suas exigências, perceber o tempo e o esforço que seu pedido exige e aprender a respeitar as prioridades alheias. 


Agradecimentos especiais aos amigos  Antonio Carlos Torres, Claudio Castro, Daniel Araujo e Sandra Maria. 


Kermerson Dias

Um comentário:

  1. Olá Amigo!

    Excelente texto! Eu me identifiquei, pois já tive muitas dificuldades em dizer um Não!

    Abraços e aproveite o fns!

    ResponderExcluir