sábado, 4 de setembro de 2010

Cuide do seu nome e garanta empregabilidade.



De uma coisa não podemos esquecer: que imagem profissional é tudo!
A atenção e cuidado com a nossa carreira profissional vai além da formação técnica que adquirimos ao longo de nossas vidas, ela envolve a preocupação com a aparência, nosso comportamento, atitudes, como nos comunicarmos, principalmente nos dias atuais, de um mercado cada vez mais exigente e rígido. Neste momento que vivemos, quando o mercado de trabalho encontra-se altamente competitivo, não é apenas o diploma que faz a diferença, o profissional necessita ter talento e habilidades, saber trabalhar em equipe e outras competências comportamentais.
Quem nunca ouviu dos pais ou avós a expressão "você tem que zelar pelo seu nome?"
Não existe uma receita de bolo pronta para isso, mas um dos segredos infalíveis é o cuidado em atuar profissionalmente com ética e moral, agindo dentro dos seus princípios e valores.
Lembre-se : a forma como nos comportamos diante dos diversos cenários da vida profissional conta bastante, e se não formos atentos a este recado dançamos! Nossas falhas podem transmitir uma imagem distorcida e negativa, causando a impressão de falta de envolvimento, incompetência e irresponsabilidade, podendo, desta forma, prejudicar a carreira profissional de qualquer pessoa.
Ressalto que alguns requisitos são observados e são de extrema importância na carreira de qualquer profissional, como: comportamento, transparência nas ações, discrição, conduta, postura diante dos fatos, pontualidade, ter empatia, assiduidade, comprometimento, envolvimento, responsabilidade, iniciativa, honestidade, flexibilidade e não resistir às mudanças, educação, equilíbrio emocional, gentileza, boa comunicação, zelo com a língua portuguesa, ética, preocupação com o tom de voz, maneira de se vestir, higiene pessoal, busca constante pelo saber, procurando atualizar-se sempre e assim crescer cada vez mais profissionalmente,... ufa!!! Parece muito e bem difícil hein? Mas impossível não é!
O fato é que você, profissional, tem seu nome circulando pelo mercado e deve cuidar do mesmo como um filho, portanto, sua integridade e valores, bem como suas peculiaridades e o seu caráter devem ser preservados. 


Kermerson Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário