segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Eu construí meu zepelim...


 Às vezes a sono parece não ser meu amigo. Passo horas esperando por ele, desejando render-me ao descanso e aos sonhos. Este domingo foi assim. Mas enfim... fui recompensado pro um sonho bom. Algumas coisas eu recordo, outras não com detalhes e riqueza. Quando durmo, meus pensamentos me remetem aos tempos de menino, voltar ao tempo, como se fosse real consigo voar nos velhos aparelhos feitos de madeira e papel cartão que construía quando era criança juntos aos meus irmãos. Como um “zepelim” meio que estanho, mas que era suficiente para levar-me aos lugares improváveis. Como qualquer criança boba e ingênua, minha intenção era usá-lo para viver uma grande aventura, e chegar mesmo a conhecer outros planetas, depois voltar para casa com uma grande história para contar a todos. Depois de uma noite assim  acordo sorrindo, feliz por ter sido novamente menino, mas principalmente por ter realizado este sonho, ainda que seja apenas na minha imaginação. Mas ainda que assim seja, foi real durante uma noite, e totalmente livre das amarras que durante toda a vida nos impedem de acreditar que os sonhos são possíveis.  Tantos foram os sonhos, tantos ainda são. Loucos, reais, impossíveis,..., sonhos são sonhos e tudo é tão simples quando se viaja na mente de uma criança com uma imaginação latejante. A gente envelhece, mas os sonhos nos perseguem, mesmo aqueles de uma época tão distante. E logo a gente descobre que por muito que o tempo passe, os sonhos continuam presentes. Mesmo aqueles que já deixamos de acreditar, apenas porque desistimos, ou simplesmente porque achamos que já não são adequados à nossa idade, ou à vida que temos. Existem sonhos que não lutamos mais para concretizá-los. Já não causam a ansiedade de quando surgiram, e por isso tentamos esquecê-los. Mas estes sonhos ainda permanecem lá, escondidos num pequeno compartimento do nosso pensamento, e por vezes se revelam nos únicos momentos em que somos nós.
Sei que todos têm sonhos, e todos já sonhamos coisas que não chegaram a concretizar-se, seja uma profissão, uma viagem, brinquedo, um encontro, um romance. Mas apesar do tempo, esquecemo-nos? Penso que não! Acredito que apenas não pensamos mais no assunto na maior parte do tempo e seguimos a vida adiante.
Num mundo de tantos descrentes, crescemos no meio de pessoas em que a maioria já havia desistido dos próprios sonhos, e por qualquer motivo, não acreditam também nos sonhos alheios, e passam a vida a tentar desmotivar todos os outros, pois querem acreditar que os sonhos não são para aqueles que desejam, mas apenas para aqueles a quem a sorte se revela.
Os sonhos transcendem aos travesseiros e aos papéis coloridos em tinta guache. A concretização de um sonho implica muitas coisas, entre elas o trabalho, talento e muita dedicação. É necessário estar e ser apaixonado pelo seu sonho, e vivê-lo a cada momento, mesmo que ainda não o tenha alcançado. E mesmo que as surpresas da vida indiquem que nem tudo está ao nosso alcance, é preciso lutar, pois em tudo se cresce, vive e é feliz. Hora de acordar. O sonho se vai. Mas um sonho!  E o tempo está a esgotar-se! Os sonhos terminam sempre para todos. Ninguém tem apenas um único desejo: escolha pelo menos um deles, e faça-o já! Na verdade estamos todos a espera da uma conquista, porque no fundo, um bom sonho acaba sempre por trazer felicidade a muita gente, neste mundo que precisa cada vez mais de acreditar que os sonhos não devem morrer, e que apesar das dificuldades, tudo é possível quando o queremos de verdade, com fé e verdade.  Posso seguir viagem em meu “zepelim” ou pular dele. Sonhar também é opção. Deixa eu seguir...é bem melhor!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Nunca deixe de Sonhar!
    Abraços e até aproxima.

    ResponderExcluir
  2. Amei, amei, amei o texto!
    Vai ver que é por que dizem por aí que sou sonhadora demais... E outra coisa que adoro é relembrar os bons momentos coloridos de sonhos e fantasias da infância! Até hoje amo viajar no universo lúdico das crianças!
    Realmente, tem pessoas que vivem para nos fazer desacreditar dos nossos sonhos... Dizendo que tudo é uma questão de sorte.
    Parabéns pelo texto! Me fez mais uma vez refletir, entrar mais um pouquinho dentro de mim e dar força para meus próprios sonhos!

    Felicidades! Já com gosto de Natal!

    ResponderExcluir