domingo, 8 de agosto de 2010

Ser profissional de RH é...

Alguns amigos sempre questionam qual meu papel enquanto profissional de Recursos Humanos. Através de uma resposta breve eu sempre digo: é cuidar de gente.

Na descrição exata das atividades eu até poderia estender dizendo que faço recrutamento e seleção de candidatos; entrevistas para contratação e até mesmo de deligamento (sim fazemos); admissão, envolvendo documentação e exames; integração do funcionário; poderia dizer também que são os profissionais de  RH que acompanham, controlam, pagam e desenvolvem os funcionários, ou até diria que RH é o famoso "bombril", mil e uma utilidades!O primeiro e maior pré-requisito para ser um  RH é gostar de pessoas. O profissional de Recursos Humanos precisa saber lidar com pessoas indistintamente de cargos e posições; precisa também saber ouvir, entrar em sintonia com as pessoas e se comunicar adequadamente; precisa ser parceiro, passar inspiração e confiança, ser tanto um alicerce como um ombro; ser racional mas sem deixar o emoção de lado; e ser sempre apaixonado pelo que faz!Meu papel é ajudar as pessoas a conhecerem as suas habilidades e desenvolvê-las. Este é o grande desafio que temos nas mãos, mas o mais interessante é que convertemos este desafio num imenso prazer, principalmente quando percebemos que fomos fundamentais para o crescimento, pessoal e profissional, dos nossos colegas. Ser RH é garantir, acima de tudo, que as pessoas são o maior patrimônio que as empresas possuem.

Kermerson Dias

2 comentários:

  1. Sem contar que gostar de RH é estar em permanente conflito e tecendo desafios. Acho que no final isso tudo acaba nos atraindo ainda mais para a profissão. É sedutor!

    ResponderExcluir
  2. Eu admiro muito o RH *-* dentro de uma empresa eu acho o cargo mais fantástico. Tive o prazer de trabalhar com Kermerson e com ele eu aprendi a ver o RH de uma forma diferente, entender realmente o que é o RH. Me senti realizado quando passei alguns dias lá! é uma profissão fascinante !

    Keson, adorei o texto, parabéns!

    ResponderExcluir